Serlares - Refeições Coletivas

Dica de Leitura Serlares: livros além das receitas! »« Como economizar na hora de ter uma alimentação saudável?
14/01/2013

Qual a diferença das cores e quais são os tipos de ovos?

O ovo vermelho é caipira e o branco é o de granja, certo? Apesar de serem conhecidos assim, essa não é uma verdade! A cor do ovo define apenas a raça da galinha, mas a variação entre os tipos pode ser a mesma entre ovos brancos e vermelhos.

Esse alimento é uma rica fonte de proteína, vitamina A e B12, ferro e outros nutrientes, como a lecitina (interfere no metabolismo da gordura), a colina (melhora o raciocínio), a luteína e a zeaxantina (combate a degeneração ocular) e o triptofano (precursor da serotonina).

Apesar de tantos nutrientes, possuem uma quantidade significativa de colesterol que deve ser observada. Um ovo possui cerca de 200mg de colesterol, quando o indicado para consumo diário, pela Associação Americana do Coração, é de apenas 300mg. Vamos conhecer os tipos de ovos!

• Ovo de Granja

Apesar de popular, é o que contém mais contra indicações. Com gema mais pálida, eles são postos por galinhas alimentadas por ração. Muitas vezes, podem conter corantes artificiais, aditivos e hormônios para crescimento. Normalmente, possuem 83 kcal, 6g de proteína, 5 de gordura total, 1,2mg de ferro e 220mg de colesterol (uma unidade).

• Ovo Caipira

A diferença está na criação e não na cor. As galinhas caipiras são criadas livremente, ciscando pelo terreiro e comendo o que tiverem vontade. Esse estilo de criação garante uma quantidade maior de pró-caroteno e de antioxidantes (que se transformarão em Vitamina A).

Valor nutricional: 74 kcal; 6,3g de proteínas; 5g de gordura total; 200mg de colesterol e 1,3mg de ferro.

• Ovo de codorna

Esses ovos possuem gostos semelhantes ao do ovo de galinha e são muito apreciados em saladas. Apesar de pequeno, quatro ovinhos possuem cerca de 500mg de colesterol, mais do que o recomendado diariamente, e não são tão ricos em vitamina A.

Valor nutricional: 16kcal; 1,2g de proteínas; 1g de gordura total; 125mg de colesterol; 0,6mg de ferro e 12mg de sódio.

• Ovo orgânico

Neste tipo de criação, as galinhas têm uma alimentação totalmente orgânica, produzidas sem agrotóxicos ou fertilizantes. Os animais também ficam soltos e podem bicar o solo. No lugar dos hormônios, eles são medicados de forma controlada. O valor nutricional é similar ao do ovo caipira.

Alimente-se de forma saudável e tenha mais disposição ao longo do dia! Veja mais informações sobre nutrição, bem estar e refeições coletivas em nossas redes: @Serlares e Facebook.com/Serlares.

Fonte: Revista Pense Leve, edição de maio de 2011.











* Campos obrigatórios


« Voltar para a página inicial

Serlares - Refeições Coletivas

Rua Luis Gonzaga dos Santos, 305 – CEP: 61.932-600 - Pajuçara – Maracanaú – CE Telefone: (85) 3499-5100 | FAX: (85) 3499.5110