Serlares - Refeições Coletivas

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06/02/2012

Café da manhã: como comer bem em 5, 15 e 30 minutos!

O café da manhã ou desjejum é uma importante refeição do dia, pois é ao acordar que nosso corpo começa a produção de leptina e grelina, os hormônios que causam a sensação de fome. Por isso, é preciso consumir alimentos sólidos, uma vez que a mastigação proporciona a sensação de saciedade.

Evite tomar shakes prontos, pois eles são pobres em vitaminas e minerais, além de conterem conservantes e corantes que, com o passar do tempo, podem prejudicar o fígado. Além disso, não trazem a sensação de saciedade pela falta de mastigação.

Para um café da manhã equilibrado, é preciso concentrar carboidratos (pães ou massa), proteínas (como o peito de peru), vitaminas e fibras (frutas e alguns cereais). Os laticínios também são importantes por causa da presença de nutrientes como o cálcio.

Vamos ver a seguir opções equilibradas para quem tem muito e para quem tem pouco tempo!

5 minutos »

Opção 1: 1 copo de iogurte natural, 2 colheres de sopa de granola e 1 banana ou maçã ou pera.

Opção 2: 1 xícara de café solúvel com leite e 1 fatia de pão integral com margarina ou requeijão.

15 minutos »

Opção 1: 1 copo de leite com achocolatado e 2 fatias de pão integral com queijo branco e peito de peru.

Opção 2: 1 xícara de leite com café solúvel, 1 fatia de pão integral com peito de peru e 1 fatia de bolo de laranja (sem cobertura e sem recheio).

30 minutos »

Opção 1: café passado no coador, 1 sanduíche com queijo branco magro e peito de peru, meio mamão com aveia e 1 fatia de bolo de fubá (sem cobertura e sem recheio).

Opção 2: 1 copo de suco de laranja, couve e cenoura, 1 xícara de café, 1 fatia de pão integral, um ovo mexido feito com um fio de azeite e 1 salada de frutas.

Se você não pode tomar o café da manhã em casa, porque seu tempo é curtíssimo ou você prefere comer fora, lembre-se de equilibrar o seu desjejum, procurando sempre um pão com presunto magro, café com leite ou vitamina batida com cereais.

No café da manhã da Serlares, você encontra opções balanceadas para montar o seu desjejum e ter um dia mais saudável! Acompanhe mais dicas de nutrição e boa alimentação em nossas redes: Facebook e Twitter.

Fonte: Revista Women’s Health, edição de maio de 2011.











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